Projetos



 Projeto 1° Encontro de Arte e Cultura de Muro
.
 


O PROJETO

O Projeto 1° Encontro de Arte e Cultura de Muro, tem como objetivo divulgar a arte do graffiti, difundir a cultura artística e musical desse movimento, com o encontro de grafiteiros, DJs, grupos de dança (RAP, Hip-Hop e Break) e realizar uma ação social, trazendo crianças para conhecer esse tipo de movimento, ensinando através de demonstração e workshops, a arte, a música e também a possibilidade de ter um ofício artístico.
O projeto quer se estender, além dos artistas convidados, a participação da comunidade e ter o evento aberto a qualquer pessoa – iniciada nas artes ou não – que queiram se expressar.
A grafitagem dos muros acontecerá através de temas variados e coloridos que irão transformar o espaço numa grande galeria a céu aberto, uma galeria de rua, com o objetivo coletivo de expressar ideias e sentimentos, tornando os locais escolhidos lugares mais leves, artísticos e agradáveis de observar.

OBJETIVO

Transmitir conteúdo cultural, auxiliar no desenvolvimento artístico, promover a arte de rua, desenvolver o circuito para diferentes tipos de público (participantes e visitantes), promover o turismo artístico na cidade.

Desenvolver a atividade em parceria com Instituições Culturais locais, empresários interessados em difundir cultura e arte e também com o Poder Público, para mostrar que a arte pode sair das galerias fechadas e tomar toda a cidade, para que toda e qualquer pessoa, de todas as classes sociais, possam ter acesso a esse tipo arte, auxiliando assim o desenvolvimento crítico-social da população e na democratização do acesso a cultura.

QUANDO

Uma das principais ideias do projeto é, no mês de comemoração do aniversário da cidade, em Maio, estender o movimento pela cidade inteira, em áreas pré-determinadas para a execução de alguns trabalhos, a serem estudadas pela administração municipal em conjunto com artistas, com suas devidas autorizações. Centralizar as atividades principais do encontro no muro localizado à Av. Paulista, no Jd. Paulista, muro esse que já contém alguns trabalhos e serve de proteção aos trilhos de trens da FEPASA e divisa dos Bairros Bela Vista e Ortizes.

ORGANIZAÇÃO

Para que o evento possa ser bem sucedido e pensando em não prejudicar os artistas e as artes que já compõe o muro, objeto e peça central do projeto, localizado à Avenida Paulista, a organização do evento, demonstrando profundo respeito a esses artistas, anterior a preparação das telas com a repintura do muro para o branco, registrará através de fotos artísticas todas as artes que compõe o muro, para arquivo, exposição e futuramente, se o evento progredir ao esperado, sendo realizado todo ano, passar a compor um livro especial que poderá ser vendido ou distribuído para os participantes e interessados na arte.

O evento espera crescer e englobar, mais tarde, grupos artísticos da região, para a apresentação de danças, teatro, literatura, bandas de garagem, pista de skate, pintura de rosto e workshops de fanzines.

ORGANIZADOR

O artista Vinicius Visentini, idealizador do projeto, é ilustrador e designer gráfico, gosta muito da cultura de rua, principalmente dos graffitis e está aprendendo a executar esse tipo de arte!
Pretende através desse projeto sensibilizar o Poder Público a fomentar a cultura e a arte de rua no Calendário Artístico da cidade.

Este primeiro evento piloto inclui :


Oficinas de graffiti para os alunos. Os ateliês serão dirigidos por artistas interessados previamente cadastrados.
Afrescos murais realizados por (X) artistas convidados. Os afrescos serão realizados durante o evento e poderão se estender para a próxima semana do dia do evento.

Registro audiovisual do projeto. Uma equipe audiovisual seguirá todas as etapas do projeto, desde os ateliês preparativos até a elaboração dos afrescos.


O Projeto 1° Encontro de Arte e Cultura de Muro ainda é um projeto e como projeto ainda está em fase de estudos, convite a artistas, elaboração de cronograma e do orçamento necessário para o financiamento do material.

Além da oportunidade de iniciar uma nova perspectiva da arte na cidade, da criação de um evento que reúna a comunidade, a colaboração entre artistas e principalmente do cunho sócio-educativo que ele se propõe, através dos cursos de curta duração a crianças carentes, este projeto piloto permitirá também a criação de outros eventos e desenvolver novas ferramentas para projetos culturais futuros!

Obrigado e contamos com seu apoio!

Nenhum comentário:

Postar um comentário